JUSTIFICATIVA:
Maristela Alves Lima Honda nasceu no dia 30 de maio de 1950, em São Paulo, Capital.
Filha de Og Alves de Lima e Josephina Alves de Lima, Maristela adotou Sorocaba há mais de 30 anos.
Estudou nos colégios São José de São Bernardo do Campo e Nossa Senhora da Consolação em Taquaritinga e formou-se em Direito pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) e em Administração Hospitalar pela Maternidade de São Paulo.
Casou com o Engenheiro e também empresário Carlos Honda, é mãe de dois filhos, Felipe Jun e Marcelo Dan, e avó de Carlos Eduardo.
Atualmente é empresária e sócia diretora das empresas JHD Construções e Comércio e OITI Technologies Ltda.
Como empresária em Sorocaba, acabou tornando-se líder sindical paulista, tendo significante atuação na sua trajetória.
É reconhecida por seu trabalho em áreas de responsabilidade social e cidadania na cidade de Sorocaba e São Paulo.
Ainda, em Sorocaba, desenvolveu trabalhos na qualificação profissional e na busca pelo primeiro emprego com jovens e adolescentes.
Auxiliou no desenvolvimento dos municípios com mais de 20 mil habitantes.
Também foi Conselheira Municipal de Habitação da Prefeitura de São Paulo, representando o SindusCon-SP.
Sócia-Fundadora do Museu de Arte Contemporânea (MACS) da AECA – Associação Educação, Cultura e Arte, foi Fundadora e Conselheira do Conselho Deliberativo da Associação de Compras da Construção Civil no Estado de São Paulo (COMPRACON).
Participou do Projeto Grafite em parceria com a Prefeitura de Sorocaba e Associação de Educação, Cultura e Arte (AECA) e do Projeto Travessia, tirando crianças de rua dos faróis da cidade e encaminhando para a capacitação profissional junto a Prefeitura de Sorocaba, Secretaria da Juventude e Senai.
Criou, coordenou e realizou com a Fundação Armando Penteado (FAAP) o curso de Gestão de Negócios Municipais para os associados e funcionários da prefeitura de Sorocaba e regiões e contou com o apoio dos dirigentes da Associação Brasileira dos Produtores de Cimento Portland (ABCP).
Entre tantas realizações, em 2000, foi a 1ª Mulher a ocupar o cargo de diretora do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo – SindusCon-SP, considerado o maior sindicato patronal da América Latina. Militante há mais de 20 anos no setor da construção, foi Vice-presidente do Interior das nove Regionais do SindusCon-SP. Criou, em 2008, a Vice-presidência de Responsabilidade Social.
Entre os anos de 2015 a 2018 também foi Vice-presidente de Infraestrutura, Parcerias Públicos Privadas e Concessões e, atualmente, é Vice-presidente de Responsabilidade Social e Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP.
Criou, ainda, no SindusCon-SP projetos expressivos e de sucesso que permanecem, até o momento, visando a saúde, segurança, responsabilidade social e cidadania do trabalhador.
É Vice-presidente, Membro do Conselho Deliberativo, do Conselho de Gestões Delegadas e do Comitê Gestor de Ética e Compliance do Seconci-SP – Serviço Social da Construção, que, há 57 anos, é reconhecido pela sua vasta experiência na atenção à saúde e por já atuar como parceiro do Estado, retirando das filas do SUS milhares de usuários, foi convidado a participar de processo de qualificação da primeira geração de Organizações Sociais de Saúde do país (OSS), é responsável pela gestão de AMEs (Ambulatórios Médico de Especialidades – Barradas, Bourroul, Caraguatatuba, Lorena, São Vicente), SEDI II (Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem), CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde), CEADIS (Centro Estadual de Armazenamento e Distribuição de Insumos do Estado de São Paulo) , SAS (Superintendência de Atenção à Saúde) e 6 Hospitais (Hospital Estadual de Sapopemba, Hospital Estadual Vila Alpina, Hospital Geral de Itapecerica da Serra, Hospital Local de Sapopemba, Hospital Regional de Cotia), entre eles, desde 01/11/2018, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba(CHS), em que neste último, Maristela Honda é membro do Comitê Gestor do Conjunto Hospitalar de Sorocaba – CHS, representando o Conselho Deliberativo do Seconci-SP.
Faz parte do Conselho do Instituto São Paulo – Contra a Violência/Disque Denúncia desde o ano de 2014.
Atualmente é Vice-presidente do Museu de Arte Contemporânea (MACS).
É Conselheira Consultiva do Sesi e Senai da Região de Sorocaba do CIESP/DEPAR.
Foi membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Sorocaba (CMDES), do Fórum Municipal de Políticas Públicas (FOMUP) de Sorocaba, do Conselho criado para elaboração da construção de políticas públicas de Sorocaba, através de Decreto 22.679/2017, membro do Núcleo de Planejamento Urbano (NUPLAN), órgão ligado a Prefeitura de Sorocaba e no Comitê de Responsabilidade Social da Fiesp (CORES). Atuou como membro do CIM Mulher - Centro de Integração da Mulher, uma instituição sem fins lucrativos que ampara mulheres e crianças em vulnerabilidade no lar.
Membro do Fórum de Ação Social e Cidadania da Câmara Brasileira da Construção Civil (FASC/CBIC) atualmente é a Comissão de Responsabilidade Social (CRS/CBIC).
No ano de 2020 foi homenageada com seu nome na IV Turma de Residência em Cirurgia em Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do Conjunto Habitacional de Sorocaba (CHS).
Em 2019 foi homenageada e integrou o 1º Projeto “Mulheres que Lideram” do Parque Tecnológico de Sorocaba, projeto este que reúne mais de 25 mulheres de diversas áreas de atuação, que promoveram diversos encontros, treinamentos relacionados a empreendedorismo, liderança e motivação, entre outros assuntos que serão tratados para contribuir com a sociedade.
Em 02 de outubro de 2014, recebeu o Título de Cidadã Sorocabana pela Câmara Municipal.
Já em março de 2013, foi homenageada com o Prêmio Excelência Mulher, na sua 9ª edição, outorgada pelo CIESP Distrital Sul junto com seu braço social, a Fraternidade Aliança Aca Laurência, premiação esta que consagra as mulheres que se destacam em suas atividades profissionais e filantrópicas.
Em agosto de 2013 recebeu como Vice-presidente de Responsabilidade Social do SindusCon-SP, o “Prêmio Baltasar Fernandes”, reservado aos empresários, autoridades políticas e cidadãos que contribuíram para o desenvolvendo da cidade de Sorocaba.
Recebeu em 2006 o “Diploma Mulher Cidadã Salvadora Lopes” (instituído no município de Sorocaba por meio da Resolução nº 309/06), que visa reconhecer as mulheres que tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e questões do gênero em Sorocaba.
Pelas razões expostas e pelo que representa para o desenvolvimento efetivo do exercício da cidadania e ética na cidade de Sorocaba, por todo o trabalho desenvolvido em nossa cidade, diante do exemplo de dedicação e retidão e da relevante importância de sua contribuição para o município, em ações alicerçadas na ética e na cidadania, que pedimos a anuência dos Nobres Edis para que esta Casa de Leis conceda, à Ilustríssima Senhora Doutora Maristela Alves Lima Honda, a merecida Comenda referencial de Ética e Cidadania.